FANDOM

PSI (Psionics) ou PK (Psychokinesis) refere-se aos poderes psíquicos que aparecem ao longo da franquia Mother. Essas abilidades variam entre seus usuários, ambos os personagens protagonistas e os inimigos. Essa energia torna-se mais podente ao decorrer dos games, e o nível de poder é nomeado pelo alfabeto grego: Alpha (α), Beta (β), Delta (δ), (Gamma [γ] apenas na versão protótipo em Mother e nas versões Japonesas da trilogia), Pi (π), Sigma (Σ) e Omega (Ω). Além disso, o PSI pode ser dividido em quatro categorias: Assistente, Ofensivo, Restauração e outros.

  • PSI Assistente – Usado para invocar um escudo, alterando o status de um aliado ou inimigo (Excluindo HP ou PP), ou infligir um status ailment.
  • PSI Ofensivo – Usado para causar dano significativo, elementar, ou até mesmo mortal para qualquer aliado ou inimigo.
  • PSI Restauração – Usado para recuperar o HP e PP de um aliado ou inimigo, bem como a remoção de doenças de estado, especialmente incapacitação.
  • Outros tipos de PSI – Apenas disponível no overworld do game. Teletransporte é um exemplo disso. (Isto não é aplicado em Mother 3.)

Nesspkfire

Ness usando PK Fire em Super Smash Bros. for Nintendo 3DS.

As habilidades PSI vêm dos aliens da espécie de Giygas, embora os segredos do PSI foram roubados por George durante os eventos de Mother. Em EarthBound, vários tipos de inimigos  seres humanos, animais, estrangeiros, e até mesmo objetos inanimados  são capazes de usar PSI, provavelmente como resultado da influência de Giygas. Em Mother 3, o uso de PSI/PK é geralmente limitado aos Magypsies e seus alunos, com raras exceções. Os Magypsies aparentemente usavam-o durante séculos, embora seja importante notar que Mother 3 é dito ter acontecido em outro mundo completamente diferente dos dois primeiros jogos da série.

TriviaEditar

  • Chamar os movimentos ofensivos "PSI" foi um erro de tradução em EarthBound. Os ataques eram originalmente chamados "PK" na tradução oficial não lançada de Mother.

Também no FANDOM

Wiki aleatória